+

Folder
digital

Notícia

 

07/06/2019
Seminário internacional discute desafios do planejamento estratégico para o desenvolvimento econômico

Durante dois dias secretários de estado, economistas, professores e gestores públicos estaduais e municipais estarão reunidos no seminário “Os Desafios do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Econômico do Brasil”, promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e Ceará 2050. O evento acontece nos dias 10 e 11 de junho, no auditório da Seplag, e contará na abertura com as presenças do governador Camilo Santana e do secretário especial do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior. Participam também os secretários Élcio Batista, da Casa Civil, Mauro Filho, do Planejamento e Gestão, e Maia Júnior, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará.

De caráter internacional, o evento conta com a participação de palestrantes especialistas de reconhecida qualificação nos temas a serem debatidos. “Ao promover um evento de grande envergadura, priorizando o planejamento, o Governo do Ceará coloca o estado como referência nacional por tratar-se de uma atividade central no sucesso das políticas públicas”, destacou Flávio Ataliba, secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag.

Para o Governo do Ceará o seminário representa uma tentativa de colocar na agenda nacional e estadual a necessidade de criar instrumentos de planejamento que possam realmente ser uma atividade que permita entregar à população bens e serviços com mais qualidade.

Segundo Flávio Ataliba, nas últimas três décadas a atividade de planejamento no Brasil foi muito negligenciada pelos problemas de curto prazo, “o que acabou deixando no esquecimento políticas com influência no futuro”. Ataliba reforçou a importância da atividade de planejamento ao citar como exemplo a questão atual da Previdência no Brasil. “Se tivessem pensado em soluções permanentes e consistentes, talvez não estaríamos hoje enfrentando esse problema”, salientou.

O seminário traz a Fortaleza nomes como os da economista Ana Carla Abrão, do chefe da Divisão Jurídica e Assuntos Institucionais do Ministério da Fazenda do Chile, Francisco Silva, do professor Nelson Marconi, da Fundação Getúlio Vargas e do presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, Cláudio Frischtak.

Participarão também dos sete painéis previstos na programação do seminário o consultor da Cepal e professor da Universidad del Valle de Colombia, Javier Medina, o líder da Activación del Ecosistema de Innovación da Corporación de Medellín, Jorge Gutiérrez, e o deputado federal Leônidas Cristino, presidente da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional.

Estarão presentes ainda o Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Luiz Paulo Velloso Lucas, o consultor executive partner do Gartner Group, Cláudio Chauke Nehme, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, Leany Lemos, e o superintendente da Sudene, Mário Gordilho.

O evento tem o apoio da Universidade Federal do Ceará, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), plataforma Ceará 2050, Astef, Grupo de Discussão Economistas do Brasil e Fundação Getúlio Vargas.,

Fonte: Governo do Estado do Ceará

voltar