+

Folder
digital

Notícia

 

21/05/2019
Soja em alta no Brasil alcança lucro médio de 8,15%

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a segunda-feira (20.05) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas subindo mais 1,49% nos preços médios sobre rodas nos portos brasileiros, para R$ 80,56/saca. Isso eleavou os ganhos da soja em maio para 8,34% até o momento.

“A soma das altas do dólar (0,07%), mais Chicago (1,21%) mais os prêmios (5 cents/bushel para julho) resultou na elevação. No interior, em que pese a elevação dos preços do farelo e do óleo (que, apesar disto, estão ainda muito abaixo do que já estiveram), foi um pouco menor, de 0,99%, para R$ 74,66/saca (no RS e no PR houve preços maiores), elevando os ganhos de maio para 6,46% até o momento”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.
 
Pela avaliação da T&F Consultoria, os preços médios atuais no interior já sinalizam um lucro médio, líquido (depois de pagas todas as despesas) de 8,15% para a soja. Se for considerado apenas o custo variável mais depreciações, seguro e mão de obra, este lucro aumenta para 34,67%.
 
“Os embarques de soja do Brasil em maio atingiram 6,1 milhões de toneladas até 17, com uma média diária de 511,4 mil toneladas, abaixo do ritmo registrado até o dia 10 (540 mil toneladas/dia), informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia. O Índice T&F/Alphamar de programação de navios já adianta a nomeação de um volume de 7,32 MT até esta semana”, conclui o analista Luiz Fernando Pacheco.

Fonte: Agrolink

voltar