+

Folder
digital

Notícia

 

17/04/2019
Preço da soja segue em queda no Brasil

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a terça-feira (16.04) com preços médios da soja em queda de 0,50% sobre rodas nos portos do Sul do país, a R$ 76,86/saca, elevando as perdas de abril para 1,09%. No interior o preço médio caiu um pouco menos, 0,44%, para R$ 71,61/saca, mas as perdas do mês aumentaram para 1,24%.

 
A T&F Consultoria Agroeconômica destaca o relatório de acompanhamento das lavouras divulgado nesta terça-feira pelo Deral-PR (Departamento de Economia Rural do Paraná). O boletim registrou que, para a soja, já foram colhidos 98% dos 5,4 milhões de hectares (Mha) plantados, equivalentes a aproximadamente 5,3 Mha. 

“Em relação ao volume, os produtores paranaenses irão colher nesta safra aproximadamente 16,1 milhões de toneladas, quantidade que é 18% inferior ao estimado no início da safra. Eventos climáticos prejudicaram a cultura praticamente durante todo o ciclo, o que causou uma redução de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas. Em comparação com a safra anterior, houve um recuo de 16% quando comparada com os cerca de 19,2 milhões de toneladas colhidos no ano de 2018”, afirma Marcelo Garrido, técnico do Deral.

No nível nacional, ainda nesta terça-feira a Datagro Consultoria apontou que as colheitas tanto da soja como do milho de verão 2019 avançaram significativamente no Brasil essa semana. Na oleaginosa, os trabalhos de campo chegaram a 88,9% da área projetada, com razoável avanço de quase seis pontos percentuais sobre os 83,0% registrados na semana anterior. 

Fonte: Agrolink

voltar