+

Folder
digital

Notícia

 

04/03/2022
Servidores de tecnologia da Receita paralisam atividades 

Os servidores da Receita Federal informaram ao Ministério da Economia, nesta quinta-feira, 3, que os produtores, criadores e mantenedores de soluções tecnológicas do fisco decidiram interromper a entrega de trabalhos. 

A decisão é parte do movimento dos servidores que desde o ano passado tentam pressionar o governo para que cumpra o acordo de bonificação.

Com isso, a atualização dos programas pode sofrer atrasos ou ter sua utilização prejudicada, uma vez que os auditores que trabalham nessa área são desenvolvedores e homologam os sistemas após os testes. 

Na prática, a entrega de imposto de renda poderá ocasionar erros na hora da entrega, além da interrupção do serviço afetar o trabalho de fiscalização, parcelamento de créditos tributários e controle aduaneiro.

A referida interrupção tem potencial de a afetar o SISCOMEX e seu módulo SISCARGA, criando barreiras no Comércio Internacional e no Transporte Marítimo. Destacando, que nos últimos dias o SISCOMEX já demonstrou diversas inconsistências.

O SISCOMEX é um sistema online que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior. Enquanto que o SISCARGA o sistema responsável por controlar todo o movimento de cargas, contêineres vazios e embarcações que transitam nas vias aquáticas do território nacional.

voltar