+

Folder
digital

Notícia

 

11/05/2021
Safra nacional de grãos teve uma nova alta de estimativa para 2021

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, a safra nacional de grãos para 2021 teve uma nova alta de estimativa. Ela deve atingir 262,2 milhões de toneladas, ficando 3,2% acima da produção de 2020. 

Além disso, este ano os portos brasileiros receberam filas recordes de navios aguardando atracação. 

Segundo o advogado e especialista em Direito Marítimo, Larry Carvalho, o atraso na colheita de soja e a pouca disponibilidade de navios graneleiros são grandes motivos para que isso tenha acontecido.

“O frio intenso nos Estados Unidos fez o país aumentar suas importações de carvão, o que concentrou muitos navios graneleiros na região em janeiro e fevereiro. Além disso, a covid-19 tem causado atrasos nas operações internacionais por causa de restrições de atracação em alguns lugares e demora na repatriação de tripulantes. E não podemos esquecer que a China tem impedido a entrada no país de minério de ferro da Austrália em meio a disputas políticas. Tudo isso retirou tonelagem do mercado”, conta.

“Com tudo isso acontecendo, o custo do transporte marítimo para a soja subiu. De dezembro para fevereiro, o frete de Santos para a China subiu cerca de 43,7%. Também estamos prevendo disputas sobre demurrage e de qualidade da soja. Quando o carregamento chega à China depois de dias de chuva, há perdas de qualidade do grão. Mesmo com as tradings dando desconto, os recebedores chineses abrem claims”, afirma o advogado.

A colheita da safra de soja 2020/21 se encaminha para o final no Brasil. 

Cerca de 95,1% dos trabalhos nas lavouras estão concluídos. Mesmo com os atrasos em fevereiro em função dos grandes volumes de chuva o total atual já está bem próximo do ritmo do ano passado, onde nesta época se alcançava 97,6%. 

Alguns Estados já concluíram a colheita. É o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Outros como o Rio Grande do Sul diminuíram o ritmo e já se encontram um pouco atrasados. 

Nas lavouras gaúchas o ciclo passado já tinha 98% de área colhida e nesta safra são pouco mais de 80%. 

Segundo a Emater, além dos 80% o restante das lavouras se dividem entre: 2% em enchimento de grãos e 18% em maturação. Na vizinha Santa Catarina 97% das lavouras estão colhidas.

 
Fonte: Agrolink

fake Rolex

voltar