+

Folder
digital

Notícia

 

28/12/2020
Sistema de Tráfego de Embarcações em Fase Final de Testes

O mais moderno sistema de monitoramento e controle de tráfego de embarcações do mundo, o Navi-Harbour 4.6 3D já está em fase final de testes no Porto de Vitória. Segundo o coordenador de Gestão do VTS da Codesa, Agostinho Sobral Sampaio, o novo sistema está funcionando em paralelo ao software Imare, da Indra, que atualmente opera o VTMIS (Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações) do Porto de Vitória.

“A equipe de operadores e supervisores do VTMIS está passando por vários treinamentos para operar o Navi-Harbour, da empresa Wartsila. A primeira fase foi realizada em novembro, via web, e, na segunda semana de janeiro, o engenheiro russo Dimitri Vinogradov, da Wartsila, estará aqui para a fase presencial e o fechamento do curso. A partir daí, o novo sistema entra em operação em definitivo”, explicou Sobral.

Utilizado em mais de 300 portos no mundo, o Navi-Harbour permite a visão tridimensional da situação de navegação, possibilitando ao operador observar o tráfego de navios a partir de uma variedade de diferentes perspectivas. Importante: o sistema Imare não será desativado, passando a ser usado somente em casos de emergência no sistema operacional.

Fonte: PMIS

voltar