+

Folder
digital

Notícia

 

29/09/2020
Nova pera ferroviária no Porto de Imbituba facilita acesso de trens

O Porto de Imbituba conta agora com uma pera ferroviária, cujas obras foram inauguradas na sexta-feira (25). Diariamente, cerca de 50 contêineres chegam ao porto pela ferrovia e trazem, principalmente, arroz e cerâmicas produzidos no Sul de Santa Catarina.

Com investimento de R$ 700 mil, a melhoria na infraestrutura portuária foi realizada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha que liga o sul catarinense ao porto público e integra a primeira fase do Plano de Ampliação da Malha no Porto de Imbituba.

O projeto da pera foi desenvolvido pelos setores de engenharia da FTC e da SCPAR Porto de Imbituba. Entre as melhorias, foi construída uma extensão de trilhos, um trecho de retorno, a duplicação de um trecho para acomodação de vagões, a realização de passagens de nível, instalação de equipamentos para mudança de direção, sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Ao longo dos últimos dias foram realizados testes operacionais e antecipada a construção da estrutura de drenagem, prevista para 2021.

A próxima fase do Plano de Ampliação consiste em conectar a extensão de trilhos ao Terminal de Contêineres, localizado próximo ao Cais 3. A proposta está em fase de estudos desde início de abril e iniciou com uma visita técnica da concessionária FTC.

Fonte: Portos e Navios

voltar