+

Folder
digital

Notícia

 

18/08/2020
Porto do Mucuripe realiza testagem massiva para COVID-19

Colaboradores e terceirizados do Porto de Fortaleza, além de servidores de órgãos federais intervenientes que atuam no Mucuripe, fazem parte de mais uma etapa do projeto de testagem de barreira sanitária do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Saúde.

Também participam a Anvisa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE) e Hemoce. A ação disponibilizará 250 testes RT-PCR, 250 testes igG e 300 testes rápidos.

Dividido em duas etapas, as testagens para o SARS-CoV-2 ocorrem desde ontem, 17, e seguem até o dia 21, de 8:30 às 17 horas, no prédio da sede administrativa do Porto de Fortaleza.

Serão aplicados os testes RT-PCR (coleta de secreções nasais por meio de um swab, espécie de cotonete, em que é possível identificar em laboratório o material genético – genoma – do coronavírus) e o igG (é uma das cinco classificações de imunoglobulinas e uma das três investigadas com maior frequência em exames.

Este anticorpo têm ação conjunta na proteção imediata e a longo prazo contra infecções e, no caso da Covid-19, será possível saber se a pessoa já teve contato com o vírus). Estes dois testes, num total de 500 unidades, serão analisados no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com resultado saindo até sete dias úteis. Já os 300 testes rápidos terão resultado divulgado em até meia hora.

“Mesmo com todas as medidas adotadas de prevenção à COVID-19, desde o reforço na limpeza de áreas comuns, campanhas de conscientização de higienização das mãos e a proibição de tripulantes de navios estrangeiros em descer ou subir durante o período em que estiver atracado, essa ação inédita realizada em portos públicos será mais um importante marco deste equipamento localizado no Mucuripe”, destaca a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves.

Fonte: Focus

voltar