+

Folder
digital

Notícia

 

28/07/2020
Abraço virtual do Farol do Mucuripe nesta quarta-feira, 29

O abraço do Farol do Mucuripe, iniciativa realizada desde o o ano passado, ocorrerá amanhã às 12h30. Em função do decreto estadual que proíbe aglomerações, ato em volta da estrutura será realizado de forma virtual, com uma transmissão ao vivo do local. Na ocasião, também será lançado o podcast Farol da Sustentabilidade.

Encabeçado pelo movimento “Abrace o Farol do Mucuripe”, a ação visa chamar atenção para o processo de restauro da edificação, entre outras medidas. Segundo o presidente da Associação Profissional dos Geógrafos do Ceará (Aprogeo Ceará), Cândido Henrique, a restauração do equipamento não foi contemplada no projeto de revitalização da Praia de Iracema.

“Acreditamos que, além do valor cultural e histórico que o equipamento representa para a cidade, é possível transformar o entorno em um ambiente turístico”, destacou.

Patrimônio
O Farol do Mucuripe é patrimônio tombado do povo cearense desde a década de 80 e cantado em verso e prosa por vários artistas locais, como na canção “Terral”. A ideia da construção de um farol na ponta do Mucuripe nasceu junto com a consolidação de da independência, em 17 de agosto de 1826, portanto, menos de quatro anos após o grito do Ipiranga em 1822, com a aprovação do plano do Farol do Mucuripe por Dom Pedro I.

Com traços arquitetônicos em estilo Barroco, o Farol permanece em pé como um guardião da história do Ceará em uma localização que por si só já era mencionada em relatos de navegantes ibéricos desde o século XV.

Fonte: Focus

 

voltar