+

Folder
digital

Notícia

 

10/07/2020
Ministro Tarcísio destaca obras entregues, programa de concessões e projeta um Brasil forte pós-pandemia durante videoconferência promovida pelo Brasil Export

O Fórum Nacional Brasil Export promoveu nesta quinta-feira, dia 9 de julho, uma concorrida e esperada videoconferência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, exclusiva para aproximadamente 130 pessoas entre patrocinadores e Conselheiros. Durante pouco mais de duas horas Tarcísio prestou contas de seu trabalho à frente da pasta nos últimos 18 meses, detalhou as 36 obras inauguradas entre janeiro e junho deste ano e respondeu a perguntas dos presidentes dos Conselhos do Fórum. O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, agradeceu a participação do ministro, elogiou a “aula” concedida por ele e o “comprometimento com todos os empresários e lideranças presentes”. Julião reforçou o convite para que o comandante do Ministério esteja presente nos eventos regionais, com início pelo Nordeste Export, marcado para os dias 31 de agosto e 1° de setembro em Recife, capital pernambucana.

O ministro Tarcísio ressaltou a decisão tomada pelo Governo Federal de dar continuidade às obras iniciadas e à agenda de concessões de ativos de infraestrutura durante a pandemia de Covid-19. “Isso garantiu a preservação de empregos, conforme orientação do presidente, e da saúde com a adoção de protocolos para o trabalho seguro”. Esse trabalho ininterrupto e as ações de apoio ao Ministério da Saúde viabilizando a importação de EPIs, máscaras e respiradores evitou ainda mais mortes e assegurou o abastecimento nacional de insumos e o escoamento das safras do agronegócio. “Se a gente estivesse enfrentando esse período de pandemia com desabastecimento, seria muito mais difícil para todos”. Outras ações celebradas por ele foram a garantia de renda mínima aos trabalhadores portuários afastados por questão de idade ou doença crônica, aplicação da multifuncionalidade e criação de uma rede de apoio aos caminhoneiros com 130 postos do Sest/Senat voltados para a distribuição de alimentos e produtos de higiene.

Apesar da crise sanitária e da retração econômica que atingirá as principais economias do planeta, Tarcísio garantiu estar otimista para o futuro. “Esse é o grande desafio da nossa geração, mas ao mesmo tempo estamos otimistas porque várias iniciativas estão tomando corpo. Muita coisa está sendo feita e a gente deve sair da crise com o ambiente de negócios reformulado, simplificado e desburocratizado. A percepção no TCU [Tribunal de Contas da União] é de que é necessário acelerar os processos de concessão e de desestatização. O Ministério Público tem ajudado muito com discussões técnicas. Firmamos um acordo de cooperação que diminui muito a judicialização. O Ibama tem ajudado muito com os licenciamentos. O processo é cada vez mais técnico e as discussões acontecem em excelente nível”.

Fonte: Brasil Export

voltar