+

Folder
digital

Notícia

 

02/12/2019
Porto do Mucuripe fará primeiro embarque de minério de ferro em janeiro

O Porto do Mucuripe fará, em janeiro, seu primeiro embarque de minério de ferro, que seguirá para a China. Inicialmente, serão dois navios com capacidade de 45 mil toneladas cada um, podendo atingir 300 mil toneladas por ano em 2020 e 2021, respectivamente.

O contrato, assinado entre o Porto de Fortaleza com a empresa MDN Mineração, é de cerca de meio milhão e impulsionará a movimentação de granéis sólidos no terminal, que já registrou crescimento de 8,2% entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período de 2018.

A mina, de onde o minério foi extraído, fica na região de Sobral e foi adquirida recentemente pela MDN Mineração. O contrato, assinado pela diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mayhara Chaves, prevê o armazenamento e embarque de carga. O transporte de Sobral até Porto de Fortaleza será feito por modal ferroviário.

Segundo informou a CDC, a escolha pelo Porto de Fortaleza se deu devido à localização estratégica em relação aos demais portos do mundo, bem como o estudo de viabilidade técnica operacional para armazenagem e movimentação de granéis sólidos.

Fonte: Diário do Nordeste

voltar